Pastores X Problemas Financeiros

Atualizado: 29 de Fev de 2020

Problemas financeiros pode afetar sua saúde mental.


A paz, você que serve o ministério pastoral e de liderança... este ARTIGO é para você!

Sou Denis Almeida, pastor e psicólogo e tenho me dedicado aos cuidados pastorais, de líderes e de suas famílias.


Nós falamos no artigo anterior, que inclusive você pode ler clicando aqui, sobre como o pastor pode fazer encolher sua igreja, não se preocupando com sua saúde, dentre elas a psicológica.

Nós usamos como referência a pesquisa descrita neste livro SOS – Pastores, Salvem-se! Que apontou que o grande desejo dos pastores pesquisados, quando sugerido soluções para seus problemas foi: a igreja crescer! Mesmo aqueles que disseram que estavam com transtornos e/ou sintomas psicológicos.


Você já sabe o que é o segundo desejo de pastores para soluções imediatas?

Antes, siga-nos em nossas redes sociais, precisamos chegar a 10 mil seguidores no instagram para impulsionar estas publicações para os mais de 300 mil pastores no Brasil, eles precisam também assistir estas aulas. Clique aqui para nos seguir.


Voltando ao tema...

O segundo desejo mais importante para pastores se refere as finanças, o desejo de quitar dívidas. Dos pesquisados, 23,6% desejam pagar dívidas contraídas.

Mas qual o porquê desses endividamentos? Ou quais porquês?


Bem, entendemos que são os mais variados motivos, listei aqui 5 deles:

  1. Provento baixo - conheço pastores que recebem menos que um salário mínimo;

  2. Proventos em atraso – dependendo onde você é pastor, primeiro paga-se todas as despesas fixas da igreja como: aluguel, água, luz etc. Para então sair o provento ministerial para o pastor ou pastores. Esse atraso faz com que os juros de cartões, de boletos, não perdoem.

  3. Não há renda extra – alguns pastores se formaram em teologia e nada mais, pois seu desejo inicial era somente o ministério integral. Sabemos que alguns pastores podem sim viver bem só do ministério, mas não é realidade de todos, ou seja, há necessidade de se aprender e exercer outras áreas, como o próprio apóstolo Paulo que era construtor de tendas. Conheço pastores que fazem outras atividades extras, sem prejudicar a principal.

  4. Imprevistos financeiros – às vezes a vida financeira está tudo em ordem, quando vem uma situação que desestabiliza, uma doença, uma batida no carro, enfim, algo não programado.

  5. Renda incompatível com a realidade e má administração dos recursos – ganha-se um valor X e gasta-se 2x, ou seja, para alguns não ter controle e organização financeira é o maior causador do sofrimento.

Caros pastores e líderes, não sei se são estas as situações que você passa ou uma delas ou nenhuma delas, pode ser que sejam até outras.

A questão é: você precisa resolver estas questões! Dívida não dá pra ficar empurrando com a barriga, porque ela é que nem barba, se não cortar, ela cresce. (essa é antiga rsrs). Mas é uma verdade! E pode se tornar uma situação ainda mais grave, o desespero, atitudes impensadas.


Uma pequena história que pode ajudar você.


Eu me lembro de um pastor que fez um plano odontológico coletivo com os membros da igreja a um valor interessante, porém ao arrecadar os valores, precisou usar o recurso para algo pessoal, mas iria devolver, não deu certo e não somente ele sofreu, mas a igreja também.

Uma recomendação. Se você não é bom na relação com dinheiro, ou você toma uma atitude de aprender e se comportar bem, ou chama alguém para fazer isso por você, o que não pode é você por falta de uma atitude correta, fazer sofrer sua família e a igreja do Senhor.

Provérbios diz:

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Provérbios 21:5

Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor. Provérbios 16:20


Tenho um presente para você! clique no MENU RECURSOS e lá você poderá baixar uma planilha financeira que eu mesmo uso e que ajudará você para o seu controle financeiro pessoal.

Mude sua história financeira a partir de agora! Em breve voltarei com assuntos pertinentes a este tema.

Você considerou relevante este tema? Compartilhe com outros pastores, líderes ministeriais e suas famílias.


Que você se aposse da sabedoria do Senhor, para que vá bem sua vida, família e ministério.


Você pode também assistir a videoaula sobre este tema!


Dica do Denis (DdD)


  1. Clique em loja! E você verá alguns livros que podem te ajudar também.

  2. Clique em vídeos! Lá você encontrará diversos conteúdos importantes.

  3. Você pode clicar também em Preciso de Ajuda! e nos enviar uma mensagem.


Em Cristo, servindo-O,

também Pastor,

Denis Almeida


Revisado por: Iasnaya Almeida

Imagem: UpCreative

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Instituto noReino

É uma organização que visa abençoar pessoas que tem servido no Reino de Deus como pastores, líderes e suas famílias. 

Telefone: +55 (11) 97225-4267

E-mail: denisalmeida@noreino.org

Instagram: @denisalmeidapr

Receba atualizações mensais

© 2019 by noReino - Cuidando daqueles que cuidam no Reino.