Coronavírus: muitos “Josés” (anônimos) têm se doado em prol de vidas.

Atualizado: 18 de Abr de 2020

Nosso agradecimento aos inúmeros Pastores, Líderes e Igrejas.


A paz, você que ama servir no Reino de Deus.

Este Artigo é para você.

Sou Denis Almeida, pastor, psicólogo, mestre em psicologia, autor do livro “SOS – Pastores, Salvem-se!” e dedicado aos cuidados pastorais e de liderança.


Nós temos visto na Bíblia muitos homens e mulheres de Deus que não sabemos muito ao seu respeito, não sabemos os impactos que ocasionaram no mundo, porém os céus os conhecem muito bem. Eu gosto muito de pregar sobre José, um concorrente do cargo de Apóstolo que veio a ficar com o ganhador - Matias.


Na mensagem faço uma pequena investigação sobre ele e é possível descobrir muita coisa sobre suas origens, sobre o tempo de caminhada com Cristo e até sobre seu caráter, apenas no texto de Atos 1:21-26. No entanto, é um José desconhecido para muitos. Lembramos do José do Egito, do pai de Jesus, do Arimatéia, mas o José quase Apóstolo, são poucos os que lembram. Fico imaginando quantas contribuições ele fez pelo cristianismo, quantas vidas se achegaram a Cristo por causa dele, quantas vidas foram salvas por seu amor a Cristo e ao próximo. Bem, não saberemos agora, mas certamente será uma das perguntas que farei quando chegar no céu (risos).

O motivo desta introdução, se dá por ver inúmeros “Josés” servindo a Deus no anonimato, sem holofotes, porém trazendo contribuições imensuráveis para pessoas individuais, para famílias, para o bairro, cidade, país e além, devido à pandemia do COVID-19.

Como também pastor, tenho me colocado em ajudar as famílias de minha comunidade indo além da minha própria igreja local, mas também tenho visto muitos e muitos pastores, líderes, igrejas se esforçando para cooperar em prol do próximo, sem holofotes, sem repercussão, sem a Globo ou qualquer emissora noticiar tais ações nobres, pois parecem que são intencionadas a mostrar o negativo.


Sou muito feliz em ser cristão, servo de Deus e ver tantos outros irmãos de verdade, fazendo por outros aquilo que Jesus nos ensinou a fazer. Não devemos correr atrás de holofotes, de autopromoção, o que devemos fazer é cumprir a Palavra de Cristo e aprender com a igreja primitiva:

“E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.” Atos 2:42

Quero finalizar com o pensamento de um dos mais profundos pensadores teológicos do século XX o pastor A.W. Tozer:

“Um mundo assustado precisa de uma igreja corajosa”.

Temos todas as ferramentas para continuarmos e mostrarmos quem somos, não somente corajosos, mas também mais que vencedores em Cristo Jesus.


Queridos Pastores e Líderes, devido o COVID-19 e toda mudança geradora de angústias e sofrimentos emocionais, o Instituto noReino se coloca a sua disposição para ajudar em atendimentos psicológicos on-line e gratuito. Saiba mais em www.noreino.org e clique em Preciso de Ajuda.


Juntos vamos fazer a diferença ao máximo de pessoas levando paz e esperança ao nosso país que está assustado.


Se aposse da Sabedoria de Deus e que vá bem sua vida, sua família e seu ministério.


Em Cristo, servindo-O,

também Pastor,

Denis Almeida


Revisado por: Iasnaya Almeida

Imagem: UpCreative


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo