Considere que você não está pronto!

Alguns pastores e líderes acreditam que não precisam aprender mais... será?



Nascemos com 86 milhões de neurônios, uns morrem, outros se renovam, muitos nascem. A discussão aqui é que somos complexos e dentro da nossa complexidade podemos aprender a cada dia e até o final de nossas vidas a comunicação neural é possível e a plasticidade cerebral acontece todas às vezes que estimulamos tais comunicações. A plasticidade refere-se aqui a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito (racional e emocional), reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente. Considera-se que na infância até a adolescência são as fases que mais se aprende, ou seja, fases que são impressas as maiores informações em nossa mente. E os nossos maiores impressores, são os de nossa família, como: pais, tios, irmãos etc; e os impressores secundários são nossos: professores, pastores, líderes etc.


Acredite! Quem você é hoje tem a ver com as impressões experimentadas em você na sua juventude, mas isso não quer dizer que hoje não há impressões, novos aprendizados. Como disse, estamos em constante modelagem.

Faça assim! Lembre-se da sua vida há 5 anos atrás, você considera que é o mesmo? Considerando a aprendizagem contínua, você dirá que não! Pois de alguma forma ou por motivos diversos você se modelou.

Se você viveu algum episódio que o afetou quando jovem ou a uma semana atrás, se isso tem interferido ainda hoje, você precisa trabalhar tal plasticidade neural, ou seja, reaprender, precisa comunicar a sua mente que um fato passado não mais irá interferir em sua vida recente e futura.


Uma pequena história que pode ajudar você.


Deixa-me contar uma experiência... Quando criança sofri algumas vivências desagradáveis que tive que enfrentar, por exemplo, como não aceitar informações que pessoas diziam sobre mim. Me lembro quando fomos morar em Fortaleza junto com minha família e lembro que meu pai começou a usar uma palavra ofensiva própria da cidade, “abestado” que quer dizer, bobo, lesado. Quando me percebi, eu era aquilo que meu pai dizia que eu era, pois estava com 12 anos e minha fase da plasticidade estava em alta. Alguns anos depois rompi com isso, não aceitei mais esta afirmação sobre mim, ou seja, remodelei, me permiti imprimir uma nova verdade em minha mente.


Olhe para dentro você.


Enquanto pastores e líderes, temos que nos perceber enquanto seres humanos os quais não estamos prontos, ou seja, temos que olhar para dentro de nós e analisar o que precisamos mudar e como acontecerá isso. Como pessoas espirituais, muitas vezes culpamos o diabo, demônios e até Deus por todas estas coisas que acontecem sobre nós, não digo que sim, nem que não, o que digo é que nem tudo é somente espiritual, às vezes é psicológico e infelizmente o inimigo de nossas almas usa isso contra nós mesmos.


Lute com as armas corretas! Se espiritual, a nível espiritual, se consagre mais; se fisiológico, a nível fisiológico, procure um médico; se psicológico, a nível psicológico, procure um psicólogo, psiquiatra.


Por maior que seja sua experiência ainda assim você não está pronto!

Você gostou deste artigo sobre o constante aprendizado na vida de Pastores e Líderes?

Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto escreva abaixo nos comentários para que possamos ajuda-lo!


Ah! Ainda tenho 4 ajudas extras abaixo para você.

  1. Clique na Videoaula desse tema!

  2. Clique em loja! E você verá alguns livros que podem te ajudar também.

  3. Clique em vídeos! Lá você encontrará diversos conteúdos importantes.

  4. Você pode clicar também em Preciso de Ajuda! e nos enviar uma mensagem.


Em Cristo, servindo-O,

também Pastor,

Denis Almeida


Revisado por: Iasnaya Almeida

Imagem: br.freepik.com

31 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo