A grande sacada de Salomão para Pastores e Líderes

Palavra de ordem: ser íntimo da Sabedoria.


A paz, você que serve o ministério pastoral e de liderança... este ARTIGO é para você!

Sou Denis Almeida, pastor e psicólogo e tenho me dedicado aos cuidados pastorais, de líderes e de suas famílias.


Chegamos ao fim de 10 videoaulas, nas quais abordamos as temáticas:

#aula1 - O Trabalho Pastoral é Ruim?

#aula2 - Por que você aceitou ser pastor ou líder?

#aula3 - Família Pastoral

#aula4 - Os estigmas e as responsabilidades do Pastor

#aula5 - Adoecimento no Ministério Pastoral

#aula6 - Super Pastor?

#aula7 - Você ainda não está pronto.

#aula8 - Saiba como um pastor pode ENCOLHER sua própria igreja.

#aula9 - Pastores X Problemas Financeiros

Quando olhamos e vemos estas produções que têm enriquecido pastores, líderes e suas famílias, vemos que estamos no caminho certo.

Quero agradecer a todos os apoiadores, incluindo minha super parceira – Iasnaya. Sem ela as produções teriam complicações, pois ela, revisa, é assistente de filmagem, faz a primeira edição e ora por cada pastor e líder também.


Só para que você saiba, cada aula, artigo e todo o recurso, custam em torno de 400 reais para serem produzidos. Entendo o propósito em abençoar sua vida, de outros pastores, líderes e suas famílias.


Existem algumas formas que você pode contribuir:

Se inscrevendo, compartilhando, mas também orando, sendo parceiro em alguma especialidade, ofertando, comprando alguns dos produtos oferecidos em nosso site. Você pode também clicar em “Quero ser Parceiro” e nos ajudar 😉


Voltando ao tema...

Visto o que já trabalhamos, quero trazer o texto de provérbios que descreve bem nossa atitude em relação ao exercício do pastorado com o uso da Sabedoria.

“Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.” Pv. 4:20-27.


O autor dispõe os primeiros capítulos do livro de Provérbios para tratar sobre a SABEDORIA conclamando a todos para se apossarem dela e nunca se afastarem.


Muito do que se sofre no ministério é também por falta da sabedoria. Quando aceitamos algumas falas internas negativas de que não será possível vencer os desafios; ou que a igreja é mais importante que sua família; ou que você tem que morrer pela igreja de Cristo, por isso, quanto mais sofrimento, mais Deus irá me honrar; ou que você não precisa de ajuda de terceiros... tudo isso significa que você não está fazendo uso da sabedoria.


Se você não faz uso da SABEDORIA, significa dizer que irá desagradar a Deus e ainda fazer sofrer sua família, igreja, além de si mesmo.

Não sei o que você precisa sanar em suas angústias e sofrimentos, o que sei é que estamos aqui para ajudá-lo. Artigos e livros escritos, dezenas de videoaulas e outros formatos de vídeos, psicoterapia para todo Brasil. Se ainda não for suficiente, busque ajuda de pessoas que você confie e que realmente vai ajudar.


Não considere que uma depressão, ansiedade, estresse, dentre outros são besteiras. É muito sério! E o melhor é tratar enquanto está mais fácil.

Uma pequena história que pode ajudar você.


Teve um período da minha vida que me vi em depressão, não queria sair do quarto, não queria ver ninguém, não queria ir para igreja, só queria dormir em meu quarto escuro.

Para sair, tive que tomar a atitude de sair, de buscar ajuda, foi doloroso, conflitos internos gigantescos, mas eu venci. Lógico que Deus deu todas as condições para que isso acontecesse, como Ele está dando agora para você.


Assim como eu estive, você ou tantos outros pastores e líderes estão passando por sofrimentos desnecessários, costumo dizer:

"O sofrimento é inevitável, mas a permanência nele é evitável."

Nos próximos materiais pretendo apresentar estudos de casos de alguns homens de Deus que passaram por situações de conflitos psicológicos, alguns bem crônicos, mas que souberam conviver ou vencer.


O meu desejo e minha oração é que você se aposse da sabedoria do Senhor, para que vá bem sua vida, família e ministério.


Dica do Denis (DdD)


  1. Clique em loja! E você verá alguns livros que podem te ajudar também.

  2. Clique em vídeos! Lá você encontrará diversos conteúdos importantes.

  3. Você pode clicar também em Preciso de Ajuda! e nos enviar uma mensagem.


Em Cristo, servindo-O,

também Pastor,

Denis Almeida


Revisado por: Iasnaya Almeida

Imagem: UpCreative

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Instituto noReino

É uma organização que visa abençoar pessoas que tem servido no Reino de Deus como pastores, líderes e suas famílias. 

Telefone: +55 (11) 97225-4267

E-mail: denisalmeida@noreino.org

Instagram: @denisalmeidapr

Receba atualizações mensais

© 2019 by noReino - Cuidando daqueles que cuidam no Reino.